Como funcionam as pulseiras de neon?
As pulseiras de neon, ou Lightstick, são compostas por uma ampola de vidro cheia de água oxigenada, envolta por uma bastão de plástico cheio de luminol. Quando a pulseirinha é dobrada você esta quebrando a ampola de vidro e misturando as duas soluções.
Reação:
1 - A água oxigenada oxida o éster de fenol oxalato, levando-o a fenol e um éster de peroxiácido muito instável.
2 - Devido a esta instabilidade, o novo éster se decompõe em outro fenol e um composto peroxi cíclico que também se decompõe, virando dióxido de carbono, liberando energia para o corante.
3 - Essa energia faz com que os elétrons presentes nas camadas mais afastadas do núcleo sejam excitados, e ao retornarem, liberam energia luminosa com a coloração induzida anteriormente.
Uma vez iniciada a reação química das soluções em seu interior, a pulseira não “desliga” mais, pois a reação continua até se esgotar e parar de emitir luz. Existem pessoas que acreditam que deixar a pulseira dentro da geladeira fará com que ela brilhe novamente, mas isso não é verdade, a única coisa que acontece é que você estará retardando a reação, e não recarregando a pulseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário